Dia da Liberdade de Pensamento

A liberdade de pensamento é a garantia que o indivíduo possui de manter e defender a sua ideia ou posição em relação a um fato ou um ponto de vista, sendo assegurado também pela Constituição Federal de 1988.

Ao longo dos anos houveram muitos protestos em favor da liberdade de pensamento, sendo que o mais recente aconteceu no dia 11/07/21, onde milhares de cubanos saíram às ruas, pedindo por liberdade, melhorias na situação econômica, no sistema de saúde e um dos pontos chaves acesso à internet, meio pelo qual reivindicam seus direitos.

Nos dias de hoje, com a internet e as redes sociais, tornou-se muito mais fácil a disseminação de diferentes ideias e exposição de pensamentos particulares. No entanto, assim como todos têm o direito de expor livremente as suas ideias e pontos de vista, também devem estar preparados para arcar com as consequências sobre aquilo que dizem, caso ultrapasse os limites, pode responder judicialmente pelo excesso.

Atualmente, por exemplo, várias pessoas utilizam o princípio da liberdade de pensamento para disseminar discursos de ódio contra diferentes grupos sociais e minorias.
Todo mundo pode expressar seus pensamentos de modo livre, mas também é preciso ter responsabilidade para responder pelo conteúdo daquilo que declara.

Artigo produzido por @karolribeiro_

Voltar