CORONAVÍRUS - Fique Ligado e Evite Pânico

Coronavírus são uma família de vírus, conhecida há muito tempo, responsável por desencadear desde resfriados comuns a síndromes respiratórias graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). A transmissão desses vírus pode ocorrer de uma pessoa para outra por meio do contato próximo com o doente. Recentemente, um novo tipo de coronavírus foi descoberto, o 2019-nCoV, o qual tem causado mortes e também bastante preocupação.

Vale salientar que os coronavírus são vírus zoonóticos, ou seja, podem ser transmitidos entre o ser humano e outros animais. Porém, isso não ocorre com todos os coronavírus, sendo conhecidos alguns tipos que circulam apenas entre os animais.

Sintomas de doenças causadas pelos coronavírus

Tosse;
Dificuldade respiratória;
Falta de ar;
Febre.

Em casos de síndromes respiratórias mais graves, podem ocorrer insuficiência renal e até mesmo morte. Mas calma, o índice de morte ainda é baixo em comparação a problemas como Dengue e outros tipos de gripe.

→ Prevenção do coronavírus

Para se prevenir de doenças causadas por coronavírus, as principais medidas são:

- Evitar contato próximo com pessoas que apresentam infecções respiratórias;
- Lavar bem as mãos;
- Evitar tocar os olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos;
- Evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal, tais como copos e talheres;
- Evitar contato com animais doentes;
- Cozinhar bem ovos e carne.
E, talvez o mais importante: NÃO COMPARTILHE INFORMAÇÕES SEM CONFIRMAR O CONTEÚDO. É muito importante evitar a divulgação de fake news e informações equivocadas. O CORONAVÍRUS é sério mas não deve criar pânico. Fique calmo, faça as medidas preventivas e, em caso de sintomas, procure um posto de saúde mais próximo.

Equipe Motta &Etchepare Advogados

Voltar